Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de junho de 2011

CONFUSÃO ENTRE MUSICA PROFANA E SAGRADA

CONFUSÃO ENTRE  MUSICA PROFANA E SAGRADA

Tudo começou em Jó, 38; 7, onde o texto nos mostra que as estrelas cantavam à Deus....
Apesar de sabermos que este texto tem forte apelo alegórico, porém vamos nos ater ao nosso tema, cujo texto deixa claro que a musica foi criada ANTES da criação do mundo, ou seja, não está em nossas mãos o ônus da criação da música.
Essa constatação nos tira o fardo de termos sido nós os criadores... portanto nós nos utilizamos da musica para expressarmos os nossos sentimentos.
Um fato interessante que deve ser levado em consideração é que o homem tem o poder de manipular os sentimentos de outro homem ou mulher, através da musica.
Um compositor competente tem o poder de manipular o sistema nervoso com a composição de notas musicais, por exemplo, quando manipula a “terça” de um acorde pra frente, produz notas maiores, o que ocasiona sons bonitos e alegres, transmitindo alegria, euforia, êxtase e saudação a Deus.
Ou então quando se atrasa  essa mesma terça, se obtém  o efeito contrario, ou seja, uma aura triste, de contrição, até de arrependimento causado pela musica...

Desta forma percebemos que um bom compositor nos leva onde ele quer, aos pés do pai, ou ao inferno...

O que devemos levar em consideração é que não há musica sagrada ou musica profana, pois a musica em si é neutra. O mesmo dó que se usa em uma musica de adoração é o  que é utilizado numa de escárnio ou deboche ,ou até de cunho satanista.A culpa não está no dó, e sim na intenção de quem usa esse dó.

Um comentário: