Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de junho de 2011

A GUERRA DOS MUNDOS

                        

                     RELAÇÃO TENSA ENTRE O REAL E O ESPIRITUAL

Tudo o que foi e falado a respeito do sagrado tem de ser repassado sob o prisma que fora levantado pelo bacharelando Evandro Rodrigues, que nos fez pensar nos paradigmas e pilastras que influenciam nossa fé, sociedade, e a forma como encaramos a vida.
Tudo começou com os Persas, que tinham em sua religião, uma dicotomia, ou seja, uma separação de bem e mal, tendo uma divisão quase (senão de igual força) onde o campo de batalha é o mundo e os seres humanos peões nesse tabuleiro.
Esse forte tema do céu/inferno, bom/mal, nós herdamos dos hebreus que por sua vez herdaram diretamente da religião de Ciro e Dario...
Logo após a queda dos persas, vieram os gregos... e com eles os gnósticos....
Gnose (do grego conhecimento) possuía pontos em comum o cristianismo como a idéia da salvação de uma divindade suprema. 
Foi com os gregos que nasceu a teoria da carne ruim e o corpo como prisão da alma, defendida por Platão que era discípulo de Sócrates.
A mistura do pensamento neoplatônico, com a conversão de Agostinho de Hipona, surgiu à busca pela santificação.
Para Agostinho Deus não é criador do mal, e o mal é a ausência do bem.
O que chamamos de “metafísico”, ou o espiritual, toma conta de nossa mente, nos fazendo divagar entre os dois mundos, que nos faz rejeitar a carne e ansiar pelo espiritual. 
Toda essa concepção nos faz lutar numa briga constante onde temos de ser vencedores sempre numa louca batalha entre o bem e mal onde uma pergunta se faz necessária:
“Por que vencer senão estou competindo???”
Essa dicotomia nos faz esquecer de alguns pontos importantes do cristianismo:
1.      Jesus nos salvou.

João 6;37  nos dá a certeza que JAMAIS  Jesus nos lançará fora, ou seja, não perdemos a salvação pelo pecado ou por qualquer causa.

2.      O diabo foi vencido.

A não ser que creiamos que a obra da cruz foi incompleta, quando Jesus ressuscitou, venceu de uma vez por todas o diabo e a morte
3.      Vida na terra.

Nosso compromisso com a missão é aqui e agora, Cristo nos impele à uma vida de justiça, onde nos importamos e lutamos pelo bem estar de todos, não só os da fé, a não ser que você responda quem é o próximo de quem Jesus falou.


    FILOSOFIA


              É engraçado como uma discussão tão básico afeta a  nossa fé  e principalmente                     as nossas comunidades de fé.
             Desde o século 19  e os fundamentalistas, que combatiam os liberais que essa guerra entre a razão e a emoção ganhou contornos mais dramáticos, apesar de ela sempre existir no meio da igreja.
             Tertuliano  era da turma que odiava a filosofia e partia pra guerra contra a razão enquanto os apologistas gregos, como taciano, por exemplo, que lutava contra o que os gregos chamavam de loucura a divindade ter contato com a carne podre e má(encarnação de Jesus)
             O triste é vermos nossa amada igreja lutando contra a filosofia e o conhecimento teológico, tão arraigada  nos milagres e nas bênçãos que não percebem que o verdadeiro propósito de a igreja existir é justamente o contrario: ser ela uma benção....
            Mateus 19;16 a 30 nos prova que quem quer riquezas, já tem a sua consolação.
            O que falta em nossa comunidade é tremor de Deus, o que Rudolf Otto chama de “mysterium tremendum”  falta o medo da divindade, não só o temor reverencial, mas o medo mesmo de irmos para o inferno, toda a relação numinosa causava grande medo nas pessoas do passado, medo esse que foi substituído por uma arrogância na certeza de que vamos para o céu, invertendo os papeis entre criatura e Criador


        




3 comentários:

marcão disse...

Jesus não nos lança fora realmente,mas temos a prerrogativa de abandonar a fé,que nos foi proposta,e assumida anteriormente!

geka skaf disse...

Realmente Marcão, vc tem razão, mas não devemos fazer disso outro dogma, pois NINGUEM FOI SALVO ainda, o Livro ainda não foi aberto....

Unknown disse...

Oi Geka, Ficou muito bom o seu blog. Tenho fé em que td o que você sempre desejou pra sua vida e família virá em dobro. Parabéns pelos seus empreendimentos!!! Beijos da sua cunhada Cristiane.